quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Biografia Ana Carolina






                                                                  
Biografia
Ana Carolina, nasceu em Juiz de Fora, cidade do interior de Minas Gerais; teve influências de seus tios-avôs, compositores, violinistas e percussionistas, e de sua avó, cantora de rádio. Cresceu ouvindo alguns grandes ícones da música brasileira como João Bosco, Maria Bethânia, Chico Buarque e também alguns dos grandes nomes internacionais como Nina Simone, Björk e Alanis Morissette.

Ana conquistou seu espaço em Juiz de Fora tocando em bares, e determinada a fazer sucesso com a música, Carolina abandona a faculdade de letras e muda-se para o Rio de Janeiro para se aprensentar em lugares maiores. Durante uma de suas apresentações, Ana Carolina chamou a atenção de Lúciana de Moraes, filha de Vinícios de Moraes, que maravilhou-se com sua voz e estilo musical, e então apostou em sua carreira ajudando-a.

No ano de 1998, lançou seu primeiro CD juntamente com a gravadora BMG, intitulado "Ana Carolina", nele continha a música "Garganta" que emplacou em todo o país. Este disco também se destacou pela música "Armazém", pois possuia um arranjo de Ana baseado em seu pandeiro,  que ouvindo o disco "Olho de Peixe" de Lenine e Suzano, aprendeu a tocar. E por intermédio deste CD que a cantora foi indicada ao Grammy Latino e conheceu um dos responsáveis pelo seu estilo músical, Chico Buarque. E posteriormente, veio a convidá-la a participar do seu Song Book.

Lançado em 2001, seu segundo álbum,"Ana Rita Joana Iracema e Carolina", fez o maior sucesso. Nele é possível sentir toda a sensibilidade e a irreverência da cantora, que ficam evidentes nas músicas "Quem de nós dois" e "Ela é samba". Neste disco também se encontram a participação de Alcione na canção "Voz de violão" e Maria Bethânia em "Dadivosa".

Em 2003, a cantora lança seu terceiro disco, "Estampado", destacado pela parceria de Ana Carolina em suas composições com grandes nomes da música brasileira como Seu Jorge, Vitor Ramil e Chico César. Esse é composto por 15 faixas, dentre elas se destacam a música "Elevador", tendo os seus refrões cantados nos shows, e "Encostar na sua" que estourou nas paradas das rádios.

No ano de 2004, foi lançado um CD e DVD, de um show da cantora com o cantor Seu Jorge, intitulado "Ana e Jorge". Nele encontra-se a música "É isso aí" que conquistou o primeiro lugar nas paradas de sucesso. Seu quarto disco "Perfil", lançado em 2005, reúne todas as músicas de sucesso dos álbuns anteriores. Com canções da cantora que marcaram época, esse CD foi um dos mais vendidos de 2007.

Em 2006, a cantora lança seu quinto álbum, "Dois Quartos", este é um CD duplo. O primeiro intitulado de "Quarto" e o segundo "Quartinho"; estes discos possui toda a criatividade, maturidade e um toque de ousadia, a cantora explora toda a sensualidade das mulheres e fala de desejos proibidos.



Nota: Se procura outro significado de Ana Carolina, consulte Ana Carolina.

Ana Carolina
Informação geral
Nome completo
Ana Carolina Souza
Data de nascimento
9 de Setembro de 1974 (35 anos)
Origem
Gravadoras
Sony BMG
Som Livre
Armazém Produções
Afiliações
Ana Carolina Souza (Juiz de Fora9 de setembro de 1974) é uma cantoracompositora, arranjadora e instrumentista brasileira.

Índice

[editar]Biografia

Ana Carolina Nasceu no dia 09 de Setembro de 1974 em Juiz de Fora em Minas Gerais. Logo aos dois meses de idade ela perdeu o pai, que morreu de trombose. Ana declarou que é fruto de uma traição ao dar uma entrevista se referindo á sua música que recebe o mesmo nome "Traição" no mais recente álbum, N9ve. Ana tem um irmão e uma irmã, chamada Selma que é 14 anos mais velha.
Sua avó cantava em rádio, o avô em igreja, os tios-avós eram músicos.
Cquote1.svg
Dizem as más linguas, que ela teve um affair com o forrozeiro Luiz Gonzaga, quando ele era soldado em Juiz de Fora, ele era recco – mas não me pergunte se foi antes ou depois de conhecer meu avô.
Cquote2.svg
— contou Ana Carolina, em entrevista para Jô Soares, em 6 de Junho de 2008[1]; e também àRevista Veja em 21 de Dezembro de 2001[2].
Sua mãe era proprietária de um salão de cabeleireiro e, Ana, fazia do local seu palco, fingia ser um microfone um rolo de cabelo e cantava versos de Caetano, entre outros. Morava no bairro Granbery, e estudou no Instituto Granbery da Igreja Metodista a maior parte de sua vida[1].
Com apenas 16 anos descobriu ter diabetes, depois de emagrecer 6 quilos de uma hora para outra, ter enjôos e depois de, ser internada descobriu a doença quando sua glicemia chegou a 600. Aos 12 anos, começou a tocar violão, sozinha, apenas ouvindo, inspirada pelos também mineiro João Bosco[1].
A sua influência musical vem do berço - sua avó cantava em rádio e seus tios-avós tocavam percussãopianocello e violino. Ana Carolina cresceu ouvindo ícones da música brasileira, como Chico BuarqueJoão Bosco e Maria Bethânia; e da música internacional, como as cantoras Nina SimoneBjörk e Alanis Morissette. Ainda na adolescência, iniciou a carreira de cantora apresentando-se em bares de sua cidade natal. Conhecida por seu registro vocal grave, é classificada como contralto, porém, pode alcançar notas relativamente agudas, portanto, tendo uma grande extensão vocal. Isso a ajudou muito em sua carreira, possibilitando-a para cantar uma ampla variedade de músicas e estilos.

[editar]Início da carreira

Começou profissionalmente aos 18 anos, nos barzinhos da cidade, com o repertório de JobimChicoAry Barroso e outros clássicos. Em entrevista, Ana diz que sua experiência em barzinhos foi, para ela, uma escola, além de cantar sucessos do rádio, já cantava outras canções.
Foi quando Ana Carolina conhecera Luciana David e Keley Lopes, duas estudantes de Comunicação, que gostaram do que ouviram e se tornaram suas empresárias. Então, começaram a surgir convites de mais bares nas cidade vizinhas e, acompanhada sempre pelo amigo e percussionaista Knorr, rodou alguns quilômetros da Zona da Mata mineira. Nesse tempo, Ana começou a compor, contudo essas não foram interpretadas tão cedo.
Ana fez um cursinho pré-vestibular no Colégio e Curso Meta e ingressou no curso de Letras, na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde cursou durante pouco tempo.
Conforme o tempo foi passando, Ana ia sendo mais conhecida, até o instante em que foi convidada para fazer participação em shows maiores, como na abertura do concerto da Orquestra Internacional de Ray Conniff, em 1997.
Posteriormente, o italiano Máximo Pratesi convidou alguns artistas para se apresentarem em Roma. Além de Ana, ele convidou o grupo dempb da cidade, o Lúdica Música. No Rio, onde assinariam o contrato, Pratesi descobri que Ana era diabética, e o empresário não quis mais fechar o negócio. No Rio, Ana, muitas vezes, ficava hospedada na casa da amiga Cássia Eller.
Cquote1.svg
Fiquei triste num primeiro momento, mas depois agradeci por não ter ido, pois o fato de eu ter ficado aqui me permitiu crescer e amadurecer na música, a ponto de gravar meu primeiro disco anos depois e ser sucesso no Brasil
Cquote2.svg
— Ana Carolina
Depois de realizar vários shows em Belo Horizonte, um rapaz chegou ao camarim com a letra de uma música, que compôs enquanto a assistia. Esse rapaz, era o compositor gaúchoJosé Antônio Franco Villeroy que se tornaria um dos melhores amigos e parceiros de Ana, a música era "Garganta" - música que foi o primeiro sucesso da carreira da cantora. "Depois me lembrei que conhecia Totonho, eu tinha ido a um show dele no Rio, no Mistura Fina, e adorei, tanto que comprei os dois discos independentes dele.", recorda Ana...

[editar]Ana Carolina

Em 1998, ela se apresentou no Hipódromo e no famigerado bar Mistura Fina, e na platéia estava a neta de Vinicius de Moraes, Luciana, a qual entregou uma fita demo. Depois de quinze dias, ana estava com proposta de duas gravadoras, contudo, assinou o contrato com a BMG. Isso fez com que ela se mudasse para o Recreio dos Bandeirantes, e começou a produzir seu primeiro álbum, Ana Carolina.
Naquele ano, duas canções do álbum foram parar em duas trilha sonoras de novelas da TV Globo: "Garganta" foi para em "Andando nas Nuvens" e "Tô Saindo" parou na sucessora, "Vila Madalena". "Nada pra Mim", uma inédita composta por John, do mineiro Pato Fu, integrou a trilha de Malhação, em 2000, mesmo ano em que veio a indicação à primeira edição do GRAMMY Latino, na categoria brasileira de "Melhor Álbum Pop Contemporâneo". Com o álbum, Ana ganhou disco de ouro pelos 250 mil cópias vendidas e foi apontada como "a grande promessa da MPB", comparada com Cássia Eller e Zélia Duncan. Em 2001, Ana Carolina faz composições e interpreta música para o filme "Amores Impossíveis", "Velas e Vento" e "Margem da Pele", esta última é interpretada por Paula Lima.

[editar]Ana Rita Joana Iracema e Carolina

Em Abril do mesmo ano, o segundo álbum, Ana Rita Joana Iracema e Carolina, com onze letras compostas por ela e, as várias mulheres criadas por Chico Buarque, fazem parte do título do álbum, como uma homenagem que a cantora faz ao seu grande ídolo.
O álbum vendeu 100 mil cópias, e ficou com duas semanas com o 2° mais vendido do Rio de Janeiro e São Paulo e, em 15 dias foi contemplado com o disco de ouro, depois de platina e, ultrapassou a marca de 300 mil exemplares. "Quem de Nós Dois (La Mia Storia Tra le Dita)", versão de Ana e Dudu Falcão para um sucesso italiano dos anos 90, que fez parte da trilha de mais uma novela das 7, Um Anjo Caiu do Céu.
Em 1° de Maio daquele ano, às cinco da manhã, Ana saía do apartamento de Paulinho Moska, no Leblon, em direção ao seu, na Barra, quando na Av. das Américas perdeu o controle do seu Mercedes-Benz Classe A, que se espatifou contra um poste. Ainda lúcida, foi resgatada e levada para a UTI do Hospital Barra D'Or. Ana sofreu fratura na Tíbia e um corte na cabeça, um pouco acima da orelha, onde foram necessários 30 pontos e raspar uma pequena parte do couro cabeludo. Por conta disso, o início da turnê foi adiado.

[editar]Estampado

Em agosto de 2003, lança seu terceiro álbum, batizado de Estampado, Ana diz que ele tem a sua cara. O álbum é mais rock'n'roll, o violão nervoso de Ana guia todos os seus batimentos, e os gritos são mais do que confissões. São 13 canções próprias e novos parceiros, comoChico César e Seu Jorge.
Em outubro de 2003, Ana lança o DVD "Estampado", um documentário que contém os bastidores da gravação do álbum, a fase de composições, gravação e finalização, com bate-papos com João Bosco, Chico Buarque e Maria Bethânia, entre outros amigos.
Estampado redeu 100 mil cópias. O álbum foi considerado o melhor de sua carreira e por todos os cantos se ouviam Ana Carolina, tanto que recebeu disco de ouro em 2004[3].
Como se não bastasse, Ana lançou o segundo DVD, "Estampado - Um Instante Que Não Pára", gravado no Claro Hall, com a presença de 9 mil pessoas. Nessa versão, encontramos as canções "Vestido Estampado", "Sinais de Fogo", "Outra Vez" e "Eu Gosto é de Mulher", sucesso de 20 anos atrás do Ultraje a Rigor, agora tranformando em discurso gay.

[editar]Perfil

Em 2005, chegou ao mercado Perfil, coletânea de sucessos que logo alcançou o lugar mais alto no ranking dos mais procurados, com mais de 320 mil exemplares vendidos. O álbum redeu a Ana três certificados: de Platina, Platina Duplo e Diamante, no mesmo ano de lançamento. No Brasil, foi o quarto CD mais vendido de 2007.[4]


Revelações e polêmicas

Aos 16 anos, Ana Carolina tomou a decisão de contar para a mãe que se sentia diferente das amigas, revelou que era bissexual. A condição da filha foi respeitada, ainda que mais tarde ela tenha enfrentado cobranças.
Cquote1.svg
Fiz isso de supetão. Estávamos falando de um assunto qualquer e eu soltei a confissão, como se não fosse nada. Mãe, eu gosto de homens e de mulheres. Dá para a senhora me passar aquele negócio ali, por favor? (...) Tive de ser mais dura com minha mãe, para reafirmar minha condição. Mas aí ela aceitou de vez, e hoje nos damos bem.[2]
Cquote2.svg
revela à Veja
Em entrevista à Jô Soares, em 6 de Junho de 2008, Ana disse que: "Homossexualidade, Mediunidade e voz, todo mundo tem. Mas, só alguns desenvolvem..
Eu sou Bi, e daí?, foi o destaque da Revista Veja do mês de dezembro, onde Ana se revelou: "Sou bissexual. Acho natural gostar de homens e mulheres", disse ela à publicação. Contudo, ela deixou claro que não queria ser uma militante pelos direitos homossexuais, muito menos, levantaria bandeiras para defender a homossexualidade, pois, segundo ela, fica parecendo que ser gay é uma doença.

[editar]Dois Quartos

A partir de agosto de 2006, Ana Carolina passou a integrar o corpo de apresentadoras do programa Saia Justa, no canal GNT. A partir aí, Ana Carolina lançou um novo álbum, o duplo Dois Quartos. Assim, como os antigos discos de vinil, o álbum tem dois lados. Lançado pela Sony, traz discos parecidos, mas com personalidades diferentes:
  • O primeiro, "Quarto", traz faixas de trabalho e o pop tradicional de Ana, conhecido pelas rádios e pelos fãs.
  • O segundo, "Quartinho", Ana ousa outras linguagens e novos formatos.
Neles, a cantora se supera, em maturidade, criatividade e, em ousadia, apresentando faixas como "Cantinho", numa letra cheia de desejos proibidos, e 'Eu Comi a Madonna", em que fala de mulheres provocantes. Outras músicas se destacaram, como "Rosas", "Carvão" - que foi incluída na trilha sonora da telenovela Paraíso Tropical, da Rede Globo -, "Aqui", "Nada te Faltará", "Vai" (composta por Simone Saback), "Ruas de Outono" e "O Cristo de Madeira". O álbum rendeu a Ana Carolina o Prêmio Multishow 2007 na categoria Melhor Cantora.

[editar]Multishow ao Vivo: Dois Quartos

O sétimo álbum de Ana Carolina foi gravado nos dias 24 e 25 de novembro de 2007 no Credicard Hall, em São Paulo. O show teve 20 canções, a maioria do sexto álbum: "Nada te faltará", "Rosas", "Tolerância" e "Ruas de Outono". Entre as surpresas, há a canção que fez paraMart'nália "Cabide" e "Eu Que Não Sei Quase Nada do Mar" composta com Jorge Vercilo para Maria Bethânia, e ainda teve a regravação de "Três", sucesso de Marina Lima). O ponto alto do show fica por conta de É Isso Aí, cantada e executada ao piano. "Multishow ao Vivo: Dois Quartos" venceu o Prêmio Multishow 2008 na categoria Melhor Show e foi indicado a melhor DVD de música no Prêmio Multishow em 2009.

[editar]N9ve

N9ve , foi lançado no dia 7 de Agosto. O álbum trouxe novos estilos de músicas como Tango EletrônicoSambaSalsa e Bossa Nova.
Cquote1.svg
Não gosto de rótulos, de ficar parada numa estante. E é muito bom viver no Brasil por agregarmos a música do mundo todo e podermos criar algo novo a partir dessa grande mistura.[2]
Cquote2.svg
— Ana Carolina em entrevista para o jornal carioca "O Globo"
O novo single chegou às rádios de todo o Brasil, no dia 29 de julho. "Entreolhares" com a participação especial de John Legend. O álbum foi produzido em comemoração aos 10 anos de carreira da cantora.
Em 2010 a música "10 minutos" estará na novela Tempos Modernos da Tv Globo.

[editar]Discografia

Disco
Ano
Disco
Certificação no Brasil pela ABPD[5]
Vendas no Brasil[6]
1999
100 mil
2001
250 mil
2003
100 mil
2005
500 Mil
2005
500 Mil
2006
100 Mil
2008
100 Mil
2009
50 mil
2009
DVDs
Ano
DVD
Certificação no Brasil
Vendas no Brasil
2003
Estampado
50 mil
2004
Um Instante Que Não Pára
50 mil
2005
Ana & Jorge Ao Vivo
100 mil
2007
Multishow Ao Vivo: Dois Quartos
120 mil
2009
Multishow Registro: Ana Car9lina + Um
50 mil
Notas CDs
  • A (Certificado até o ano de 2004)
  • B (Certificado de 2004 à 2005)
  • C (Certificado a partir de 2006)
Notas DVDs
  • A (Certificado até o ano de 2006)
  • B (Certificado a partir do ano de 2006)

[editar]Singles

  • Tô Saindo
  • Nada Pra Mim
  • Garganta
  • Beatriz
  • Ela é Bamba
  • Confesso
  • Quem De Nós Dois
  • Encostar Na Tua
  • Elevador
  • Uma Louca Tempestade
  • Nua
  • Que Se Danem os Nós
  • É Isso Aí
  • Pra Rua Me Levar (part. Seu Jorge)
  • Rosas
  • Ruas de Outono
  • Aqui
  • Vai
  • Tolerância
  • Entreolhares

[editar]Regravações de canções de Ana Carolina

  • Alex Cohen – Quem De Nós Dois - (Gianluca Grignani e Massimo Luca / Vers.: Ana Carolina e Dudu Falcão)
  • Belo - Pra rua me levar - ( Ana Carolina e Anthônio Villeroy/ vers.: Ana Carolina e Seu jorge
  • Fábio Junior – Quem De Nós Dois – (Gianluca Grignani e Massimo Luca / Vers.: Ana Carolina e Dudu Falcão)
  • Victor e Léo - Quem De Nós Dois - (Gianluca Grignani e Massimo Luca / Vers.: Ana Carolina e Dudu Falcão)
  • Gal Costa – Ruas de Outono (Ana Carolina e Totonho Villeroy)
  • Luiza Possi – Escuta, Verão e Inferno (Ana Carolina)
  • Maria Bethânia – Eu Que Não Sei Quase Nada do Mar – (Ana Carolina e Jorge Vercilo)
  • Maria Bethânia – Para Rua Me Levar – (Ana Carolina e Totonho Villeroy)
  • Mart'nália – Cabide – (Ana Carolina)
  • Pato Fu - Nada pra mim (john ulhoa)
  • Paula Lima – Eu Já Notei – (Ana Carolina e Totonho Villeroy)
  • Preta Gil – Sinais de Fogo – (Ana Carolina e Totonho Villeroy)
  • Thaeme Mariôto - Só Fala Em Mim - (Ana Carolina e Totonho Villeroy)
  • Moinho da Bahia - Doida de Varrer - (Ana Carolina e Chacall)
  • Elder Costa - Escolher - (Ana Carolina)
  • Paula Lima - Margem da Pele - (Ana Carolina, Totonho Villeroy e João Nabuco)
  • Pedro Mariano - Personagem - (Ana Carolina e Jorge Vercilo)
  • Antônio Villeroy - Que Se Danem Os Nós - (Ana Carolina e Totonho Villeroy)
  • Elder Costa - Saudade de Nada - (Ana Carolina e Elder Costa)
  • Preta Gil - Estéreo - (Ana Carolina)
  • Jorge Vercilo - Ultra-leve amor - (Ana Carolina e Jorge Vercilo)
  • Jane duboc - Amanhecer em Julho - (Ana Carolina e Chacall)
  • Elder Costa- FotografiA - (Ana Carolina e Elder Costa)
  • Chico César - Mais que isso ( Ana Carolina e Chico César)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright 2008 : ::.Fã-club A.C MINHA HISTORIA 10 ANOS DE CARREIRA - FÃ-CLUB Oficial A.C .::-